Como podemos ajudar?
A sua base de conhecimentos sobre viagens
- Gerir a sua reserva
- Grupos, crianças + animais de estimação
- Cancelamentos e atrasos
- Perdidos e achados
- Assistência médica
- Voar durante a gravidez
- Bagagem
- Assistência especial
- Os nossos parceiros
- Programa de fidelidade
- Planeie a sua viagem
- Tarifas
- Guia para alteração
A forma mais fácil de ver as suas reservas ou fazer alterações para um próximo voo é em etihad.com/manage. Aí, pode atualizar os seus dados de contacto, reservar extras como malas e lugares, fazer o check-in, descarregar o seu cartão de embarque e efetuar pedidos adicionais para coisas como refeições e assistência.
Se fez a reserva através de um agente de viagens, terá de falar diretamente com este para realizar quaisquer alterações.
A possibilidade de fazer alterações ao seu voo depende da tarifa que reservou. Algumas das nossas tarifas oferecem alterações gratuitas e flexíveis, por isso verifique sempre antes de realizar a reserva.
* A forma mais rápida de ver ou gerir a sua reserva é visitar etihad.com/manage
* Poderá ser aplicada uma taxa para alterar ou cancelar o seu voo, dependendo da rota e da tarifa que reservou
* Se reservou várias tarifas, aplicar-se-á a regra de tarifa mais restritiva
* Se precisar de cancelar a sua reserva, o seu reembolso estará sujeito às regras da tarifa do seu bilhete original
* Pode proceder a alterações ao seu voo até quatro dias antes de voar
* lhe será cobrada uma taxa de alteração ou de reembolso no caso infeliz de morte de um passageiro ou familiar próximo (é necessária documentação oficial)
* Pode solicitar um reembolso até quatro horas antes do seu voo, caso contrário será aplicada uma taxa de não comparência.
As alterações a um GuestSeat são permitidas até sete dias antes do voo. Poderá ser-lhe cobrada a diferença de tarifa em Milhas de Etihad Guest juntamente com uma taxa de 100 AED. Também pode cancelar um GuestSeat até um dia antes da sua partida, mas ser-lhe-á cobrada uma taxa de reembolso de 75%.
Se é membro Etihad Guest Platinum e selecionou “Flexibilidade para o mesmo dia” como um dos seus Benefícios Personalizados, pode alterar o seu voo para um voo alternativo na mesma rota e data, sujeito à disponibilidade.
Se não comparecer no seu voo, ser-lhe-á cobrado um valor e não terá direito a reembolso.
Sim! As crianças até aos três anos que viajem com um bilhete de criança podem sentar-se em alguns lugares aprovados para cadeirinhas. Como pai/mãe ou tutor, é responsável por instalar corretamente o dispositivo de acordo com as instruções e restrições do fabricante.
* As crianças devem estar devidamente acondicionadas na cadeirinha e acompanhadas por um adulto no lugar adjacente na descolagem e na aterragem
* As cadeirinhas devem estar viradas para a frente ou para trás com um arnês que possa ser fixado a um lugar apenas com um cinto de segurança
* Os lugares virados para trás são exclusivamente para bebés entre 0 e seis meses com peso inferior a 10 kg e só são permitidos nas cabines First ou Business
* A cadeirinha deve estar em boas condições e não apresentar sinais de danos
* O arnês da cadeirinha deve ter um único botão de desengate e deve permitir segurar o colo, o tronco e as entrepernas do bebé
De acordo com a Autoridade Geral da Aviação Civil dos EAU, são aceites a bordo os seguintes carrinhos e dispositivos de retenção para crianças:
* Regulamentos das cadeirinhas na Austrália
* Normas EUA FMVSS213
* Norma canadiana CMVSS 213
* Normas europeias ECE R44 ou ECE R129
* Normas alemãs (TÜV Doc.TÜV/958-01/2001)
Pode viajar com mais do que uma criança desde que tenha dois anos de idade ou mais.
Se viajar com mais do que um bebé com menos de dois anos, todos os bebés devem ser acompanhados por um adulto com idade igual ou superior a 18 anos.
Pode amamentar a bordo e pode trazer uma fralda de musselina ou um lenço para se tapar durante a amamentação. Os cobertores, quando disponíveis, podem ser solicitados à nossa tripulação de cabina para privacidade adicional.
Fornecemos água potável engarrafada a bordo, que pode usar para preparar o leite do seu bebé.
Inicie sessão em etihad.com/manage ou adicione a sua viagem à app da Etihad Airways para ver o itinerário completo e o estado do voo. Certifique-se de que os seus dados de contacto estão atualizados para receber atualizações de voos em tempo real.
Aqui está uma descrição de cada estado do voo:
- Partiu: O voo saiu do ponto de origem.
- Atrasado: É expectável que este voo parta mais tarde do que o planeado. A hora de partida original será riscada e as novas horas de partida e chegada ficarão a vermelho.
- Agendado: Esperamos que este voo parta conforme planeado.
- No horário: Apresentado no dia da viagem, indica que o voo se realiza à hora prevista.
- Chegou: Este voo chegou dentro do horário.
- Chegou atrasado: Este voo aterrou mais tarde do que o horário previsto. A hora de chegada prevista será riscada e a hora de chegada efetiva será assinalada a vermelho.
- A aguardar resposta: As informações deste voo ainda não foram atualizadas. Verifique novamente mais tarde.
Se ambos os voos forem operados pela Etihad e reservados em conjunto, iremos remarcá-lo automaticamente no próximo voo disponível e poderá consultar os novos detalhes em etihad.com/manage.
Se o seu voo de ligação for com outra companhia aérea, contacte-a diretamente para obter ajuda.
Para qualquer voo Etihad, certifique-se de que os seus dados de contacto estão atualizados em etihad.com/manage, para que possamos notificá-lo sobre quaisquer alterações à sua viagem."
Se perdeu algo no voo para Abu Dhabi, preencha o formulário de perdidos e achados acima e faremos o melhor para que possa encontrá-lo.
Os artigos que não forem reclamados após 15 dias serão entregues às autoridades locais do Aeroporto Internacional de Zayed.
Relativamente aos restantes voos, contacte a equipa de serviços de bagagem do aeroporto de destino.
A Etihad Airways não é responsável pela perda de artigos pessoais deixados a bordo do avião ou nos lounges do aeroporto.
Isto depende de onde acha que perdeu o seu artigo.
Se perdeu algo num lounge da Etihad Airways no Aeroporto Internacional de Zayed em Abu Dhabi, preencha o formulário de perdidos e achados acima. Relativamente aos outros locais no Aeroporto de Zayed, incluindo pontos de controlo de segurança, imigração, porta de embarque ou qualquer outro lounge, contacte o Aeroporto de Zayed.
Os artigos que não forem reclamados após 15 dias serão entregues às autoridades locais do Aeroporto Internacional de Zayed.
Se precisar de uma cadeira de rodas, solicite-a em etihad.com/manage pelo menos 48 horas antes do seu voo. Desta forma, podemos garantir que tudo está organizado para uma viagem tranquila.
Pode solicitar uma das seguintes cadeiras de rodas:
Uma Cadeira de Rodas de Rampa (WCHR) se não conseguir caminhar longas distâncias.
Uma Cadeira de Rodas de Escadas (WCHS) se não conseguir caminhar longas distâncias e lidar com escadas.
Uma Cadeira de Rodas de Cabine (WCHC) se estiver completamente imobilizado e precisar de assistência para entrar e sair do seu lugar a bordo. Se tiver uma condição médica e precisar de uma cadeira de rodas de cabine, precisará de autorização médica <link to media form> para voar.
Pode trazer a sua própria cadeira de rodas gratuitamente, para além do seu limite de bagagem de porão. A altura da cadeira de rodas não deve exceder os 120 cm. Algumas cadeiras de rodas e auxiliares de mobilidade alimentados por bateria requerem aprovação prévia. Saiba mais em medicalassistance@etihad.com ou contacte-nos.
Se tiver uma deficiência física ou cognitiva, lembre-se de visitar etihad.com/manage para solicitar assistência médica antes de reservar o seu lugar. Em seguida, selecione o seu lugar gratuitamente online ou contactando-nos por telefone.
Em alternativa, pode selecionar o seu lugar a qualquer momento antes de voar em etihad.com/manage. Isto é gratuito quando reserva uma tarifa Comfort ou Deluxe. Se optar por não selecionar o seu lugar antes da abertura do check-in online, atribuir-lhe-emos automaticamente um lugar adequado gratuitamente.
Se tiver uma deficiência ou problemas de mobilidade, não poderá sentar-se num lugar na fila de saída de emergência, ou numa fila atrás ou à frente a uma saída de emergência.
Também é importante ter em conta que o número de passageiros incapazes de ajudar na sua própria evacuação de emergência não deve exceder o número de passageiros que podem fazê-lo. As pessoas capazes de ajudar numa evacuação de emergência são definidas como tendo 18 anos ou mais, sem qualquer incapacidade física ou mental nem mobilidade reduzida, e que viajam sem bebés ou animais de estimação.
Se viajar com uma condição de saúde, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para tornar a sua viagem o mais tranquila e confortável possível. Se tiver uma condição médica pré-existente, recomendamos que consulte o seu médico antes de voar.
Certifique-se sempre de que tem um seguro de saúde válido para a sua viagem.
Enfermeiro a bordo
Voe com tranquilidade graças ao nosso serviço de enfermagem a bordo. O nosso enfermeiro totalmente qualificado estará disponível ao longo de toda a viagem e irá garantir que todos os formulários e documentos médicos estão em vigor, ajudar no embarque e oferecer assistência médica durante o voo
Para reservar, ligue para o número +971 600 555 666 ou preencha um formulário MEDIF.
Medicação
Leve sempre medicação na sua bagagem de cabine com uma receita ou carta do seu médico. Os regulamentos variam consoante o país para o qual viaja, por isso, familiarize-se sempre com a medicação que pode ou não levar consigo. A medicação não pode ser refrigerada a bordo. Os visitantes que tenham de administrar injeções a bordo são incentivados a eliminar agulhas e seringas de forma responsável, informando um membro da tripulação de cabine.
Alergias e anafilaxia
Não podemos garantir um ambiente de cabine ou comida que esteja livre de alergénios específicos. Se tiver quaisquer requisitos alimentares, solicite uma refeição antes de voar.
Se estiver em risco de anafilaxia devido a alergénios, deve:
- Transportar um dispositivo autoinjetor (por exemplo, uma EpiPen) ou seringa na sua bagagem de cabine e certificar-se de que o próprio ou um acompanhante estão dispostos e são capazes de o(a) administrar. Certificar-se de que tem medicação suficiente para a duração do seu voo.
- Apresentar um atestado médico ou carta do médico à companhia aérea confirmando a sua necessidade de um dispositivo autoinjetor — o atestado ou carta não deve ter mais de três meses de antiguidade relativamente à data da viagem
- Peça um tratamento preventivo ao seu médico e preencha um MEDIF para obter autorização para voar
Artrite
Se sofre de artrite, não necessita de autorização médica para voar. No entanto, se a sua mobilidade estiver gravemente comprometida, é necessário um relatório médico e um MEDIF.
Próteses de membros
Não é necessária autorização médica para visitantes que possam usar as instalações do avião por conta própria.
Asma
Se sofre de asma, não necessita de autorização médica para voar. No entanto, se precisar de oxigénio, é necessário um relatório médico e um MEDIF.
Certifique-se sempre de levar a sua medicação na sua bagagem de cabine.
Deficiência visual ou cegueira
Se for cego ou tiver uma deficiência visual, pedimos que nos informe, pelo, menos 48 horas antes do seu voo para que possamos tomar medidas para o ajudar durante a viagem. Quando chegar ao aeroporto, notifique a nossa equipa para o(a) podermos ajudar a chegar à porta de embarque e embarcar no avião. A bordo, a nossa tripulação de cabine irá ler-lhe o menu, ajudá-lo(a) a identificar alimentos, a colocá-los no seu tabuleiro e a abrir embalagens, se precisar.
Não precisa de autorização médica para voar, a menos que:
- Esteja temporariamente cego.
- Viaje como parte de um grupo de passageiros com deficiência visual.
Surdos, deficiência auditiva ou mudos
Se for surdo, tiver uma deficiência auditiva ou for mudo, pedimos que nos informe, pelo, menos 48 horas antes do seu voo para que possamos tomar medidas para o ajudar durante a viagem. A bordo, a nossa tripulação de cabine irá atualizá-lo quando fizermos anúncios. Não precisa de autorização médica para voar.
Diabetes
Se tem diabetes, não precisa de autorização médica para voar. No entanto, se precisar de uma refeição ou tratamento específico durante o voo, informe-nos pelo menos 24 horas antes do seu voo.
Leve sempre consigo medicação, incluindo insulina, devidamente embalada na sua bagagem de cabine com uma receita ou carta do seu médico. Os regulamentos variam consoante o país para o qual viaja, por isso, familiarize-se sempre com a medicação que pode ou não levar consigo. Elimine sempre as agulhas e seringas de forma responsável, informando um membro da nossa tripulação de cabine.
Pode necessitar de autorização médica se a sua condição for instável ou se tiver estado internado recentemente no hospital.
Fraturas
Se tiver uma fratura e um gesso (o gesso tem de ter, pelo menos, 48 horas), precisará de um atestado médico para voar.
Os gessos devem ser separados para lesões recentes (48 horas ou menos) que podem inchar dentro do gesso num voo longo.
Não é possível espaço extra para as pernas nas nossas cabines da Economy Class. Se precisar de manter o seu pé elevado, considere reservar uma das nossas cabines premium.
Doença pulmonar ou cardíaca
Se sofrer de uma doença cardiopulmonar que cause dispneia ao caminhar mais de 100 m, ou que tenha resultado na necessidade de oxigénio no hospital ou em casa (ou anteriormente a bordo), pode precisar de oxigénio suplementar a bordo.
O oxigénio do avião destina-se apenas a utilização de emergência.
Se solicitar oxigénio contínuo ou a utilização de uma maca, deve fornecer um relatório médico recente e detalhado, incluindo a saturação de oxigénio no ar ambiente, em oxigénio suplementar e o caudal de oxigénio, juntamente com o seu certificado MEDIF.
Deficiências físicas e dispositivos de apoio
Temos várias opções de cadeiras de rodas disponíveis para ajudar os visitantes com mobilidade limitada. Basta solicitar assistência com antecedência para evitar atrasos no aeroporto. As cadeiras de rodas elétricas devem funcionar com baterias secas para cumprir os requisitos de segurança da cabine.
Dispositivos de assistência como bengalas, muletas e andarilhos dobráveis são permitidos na cabine, mas devem ser armazenados em segurança antes da descolagem e aterragem. Estão disponíveis cadeiras de cabine a bordo de todos os nossos voos para ajudar os visitantes que não podem caminhar a ir para/voltar das casas de banho do avião. A maioria dos nossos aviões também está equipada com casas de banho acessíveis.
As Regras da Aviação Civil exigem que todos os visitantes possam manter o lugar do avião com as costas na posição vertical, quando necessário. Os seguintes dispositivos de suporte são aceitáveis para suportar a parte superior do tronco
- Arnês CARES para crianças com mais de 1 ano e com peso até 20 kg (apenas Economy)
- Arnês SPECIAL CARES para visitantes adultos com necessidades especiais e crianças com peso superior a 20 kg
- Arnês CRELLING (Modelo 27)
- Apenas cabine Economy: Tipo 27I (2-5 anos) e Tipo 27A (5-8 anos)
- Todas as cabines: Tipo 27B (9 anos - adulto)
- Alça CRELLING (HSB1)
- Apenas cabine Economy: Tipo HSB1 (2 anos - adulto)
Mal de descompressão
O mal de descompressão ocorre se o mergulho for seguido imediatamente por uma viagem a altitudes acima do nível do mar. Se tiver feito mergulho, aconselhamos que adie a sua viagem 24 horas — 48 horas após mergulho de descompressão.
Se sofrer de mal de descompressão, terá de obter autorização médica através do MEDIF. Consulte as nossas diretrizes de Aptidão para voar para compreender após quanto tempo pode viajar depois de sofrer de mal de descompressão.
Em alguns casos, poderá ter de viajar com um assistente de segurança ou um assistente de cuidados pessoais. Um acompanhante deve ter mais de 18 anos de idade e ser capaz, física e mentalmente, de atender o visitante.
Assistente de segurança
Um assistente de segurança ajudará um visitante a sair do avião em caso de evacuação de emergência ou estabelecerá comunicação com a nossa tripulação de cabine para as instruções de segurança. Um assistente de segurança não irá cuidar das necessidades pessoais de um visitante.
É necessário um assistente de segurança nas seguintes situações
- Transporte de maca: o assistente de segurança deve ser capaz de atender às necessidades médicas do visitante
- Deficiência ou perturbação mental: o visitante não consegue compreender ou responder às instruções de segurança
- Deficiência motora grave: o visitante não consegue evacuar sem ajuda
- Deficiências auditivas e visuais graves
Assistente de cuidados pessoais
Um assistente de cuidados pessoais deve estar totalmente familiarizado com as condições e requisitos do visitante e ser capaz de atender às suas necessidades durante todo o voo. Isto inclui administrar medicação, ajudar a comer e beber, bem como a usar as instalações sanitárias.
Recomenda-se vivamente que os visitantes que não sejam autónomos viajem com um assistente de cuidados pessoais.
Dispositivos aprovados
Todos os dispositivos médicos destinados a serem utilizados a bordo devem ser rotulados pelo fabricante para mostrar que foram testados quanto ao cumprimento dos requisitos aplicáveis da Autoridade Federal de Aviação/Departamento de Transportes dos Estados Unidos para dispositivos médicos eletrónicos portáteis.
Em alternativa, pode fornecer uma carta ou certificado de conformidade do fabricante indicando a aprovação da FAA. Todos os dispositivos médicos devem funcionar com bateria seca, com alimentação suficiente para 1,5 vezes a duração do voo.
Todos os casos de pessoas ventiladas exigem o envio prévio do MEDIF para obter autorização médica e serão analisados caso a caso pelo Centro Médico da Etihad Airways. Se aprovado, todas as pessoas ventiladas devem ser acompanhadas por um médico com experiência em transporte aeromédico.
Requisitos da bateria
Os dispositivos médicos alimentados por bateria de lítio com uma classificação de watts entre 100 Wh – 160 Wh, ou com um conteúdo de metal de lítio entre 2 g – 8 g, exigem aprovação prévia. Se aprovado, pode transportar um máximo de duas baterias sobressalentes. Entre em contacto com o nosso Centro de Contacto Global pelo menos 48 horas antes do seu voo.
Para todos os outros dispositivos médicos alimentados por bateria, tem de ter bateria suficiente para alimentar o dispositivo durante 1,5 vezes a duração do voo. Isto inclui baterias de lítio com uma classificação Wh de até 100 Wh, ou com um conteúdo de lítio metálico até 2 g.
As baterias sobresselentes devem ser transportadas apenas na bagagem de cabine. Devem ser embaladas individualmente, de forma a protegê-las contra danos e garantir que todos os terminais estejam isolados.
Se transportar um dispositivo médico alimentado a bateria a bordo, mas não pretender utilizá-lo durante o voo, ou se transportar o dispositivo na sua bagagem de porão, o dispositivo deve ser devidamente desligado (não no modo de suspensão ou hibernação) e protegido contra danos ou ativação não intencional.
Concentrador de oxigénio portátil
Caso pretenda usar o seu próprio dispositivo a bordo, terá de enviar um MEDIF para obter autorização médica, pelo menos 72 horas antes do seu voo. Deve usar o seu próprio Concentrador de Oxigénio Pessoal (POC) antes do embarque, após a aterragem e durante o trânsito.
Fornecemos oxigénio (com uma máscara facial simples ou cânula nasal a 1 l, 2 l, 3 l ou 4 l/min) para utilização a bordo do nosso avião. 4 l/min podem não estar disponíveis em certas rotas de longo curso. Utilizamos o cilindro de oxigénio “Zero Two”, que é compatível com outros equipamentos médicos. Estão disponíveis mais detalhes e especificações aqui(opens in a new tab).
Também deve apresentar um atestado médico, assinado por um médico credenciado, no check-in, pelo menos uma hora antes do seu voo.
O atestado médico deve indicar:
Se o utilizador do dispositivo tem a capacidade física e cognitiva de ver, ouvir e compreender os avisos e precauções visuais e audíveis do dispositivo e é capaz, sem assistência, de tomar as medidas adequadas em resposta a esses avisos e precauções.
Se a utilização de oxigénio é ou não clinicamente necessária durante toda ou parte da duração da viagem
Especificar o caudal máximo de oxigénio (correspondente à pressão na cabine do avião em condições normais de funcionamento)
Marcas autorizadas pela GCAA/aprovadas pela FAA
Os seguintes dispositivos são atualmente permitidos para utilização a bordo dos nossos aviões
- AirSep Focus
- AirSep FreeStyle
- AirSep FreeStyle 5
- AirSep LifeStyle
- DeVilbiss Healthcare iGo
- Inogen One
- Inogen One G2
- Inogen One G3
- Inova Labs LifeChoice; ou
- International Biophysics LifeChoice
- Inova Labs LifeChoice Activox
- Invacare XPO2
- Invacare XPO100
- Invacare Solo2
- Concentrador de oxigénio Oxlife Independence
- Oxus Inc. RS-00400; or
- Delphi RS-00400
- Precision Medical EasyPulse
- Respironics EverGo
- Respironics Simply Go
- SeQual Eclipse
- SeQual SAROS
- SeQual Qxywell (modelo 4000)
- Sequal eQuinox (modelo 4000)
- VBOX Trooper
Se o seu dispositivo tiver sido recentemente aprovado pela Autoridade Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e não estiver listado acima, envie um MEDIF (opens in a new tab) para obter autorização médica, pelo menos, cinco dias antes do seu voo e forneça os documentos comprovativos.
Se transportar um concentrador de oxigénio pessoal alimentado por bateria a bordo como bagagem de cabine, mas não pretenda utilizá-lo durante o voo, a bateria deve ser removida. Deve ser embalado separadamente, a menos que o concentrador contenha, pelo menos, duas características de proteção para evitar o funcionamento acidental durante o transporte.
Transporte e utilização de concentradores de oxigénio pessoais
Os concentradores de oxigénio pessoais podem ser transportados e utilizados a bordo nas seguintes condições:
- O dispositivo não causa interferência com equipamentos elétricos, de navegação ou de comunicação.
- Não é permitido fumar ou ter chamas abertas a menos de 3 metros de qualquer fila de lugares onde uma pessoa esteja a usar um concentrador de oxigénio portátil.
- Durante a rolagem, descolagem e aterragem, a unidade deve ser armazenada debaixo do lugar da frente ou noutro local de armazenamento aprovado para que não bloqueie qualquer corredor, entrada ou fila.
- Se for operado pelo utilizador, o dispositivo só deve ser utilizado num lugar onde o assento não restrinja o acesso de qualquer visitante, ou a qualquer saída de emergência ou normal, ou a corredor(es) no compartimento.
- Nenhuma pessoa que utilize um concentrador de oxigénio portátil pode sentar-se num lugar de saída de emergência.
- Sempre que o piloto comandante desligar o sinal do cinto de segurança, os visitantes que usam o seu concentrador de oxigénio portátil podem continuar a usá-lo enquanto se movimentam pela cabine.
Se utilizar um concentrador de oxigénio portátil, deve cumprir as seguintes condições para utilizar o dispositivo a bordo do avião.
- O utilizador tem de ser capaz de ouvir os alarmes da unidade e ver os indicadores luminosos de alarme.
- Tem de ter a capacidade cognitiva para tomar as medidas adequadas em resposta ou viajar com alguém que seja capaz de desempenhar essas funções.
- O utilizador deve certificar-se de que o concentrador de oxigénio portátil não contém óleo, massa lubrificante ou outros produtos petrolíferos e está em boas condições, sem danos ou outros sinais de desgaste excessivo ou abuso.
- O utilizador deve informar o Departamento de Reservas da Etihad Airways de que pretende utilizar um concentrador de oxigénio portátil a bordo do avião e deve permitir que a tripulação do avião leia o teor da declaração médica.
- Só poderá usar loções ou pomadas aprovadas para oxigénio se estiver a utilizar o dispositivo concentrador de oxigénio portátil.
- O utilizador, cuja declaração médica especifica a duração do uso de oxigénio, deve obter do operador da aeronave, ou por outros meios, a duração do voo planeado.
- O utilizador deve transportar um número suficiente de baterias para alimentar o dispositivo durante a utilização de oxigénio especificada na declaração do médico do utilizador, incluindo uma estimativa conservadora de quaisquer atrasos imprevistos.
- O utilizador tem de garantir que todas as baterias de concentrador de oxigénio portáteis transportadas a bordo do avião na bagagem de cabine estão protegidas contra curto-circuito e são embaladas de forma a protegê-las contra danos físicos.
- As baterias protegidas contra curto-circuito incluem:
- As concebidas com terminais de bateria embutidos.
- As que são embaladas de forma que os terminais da bateria não entrem em contacto com objetos metálicos (incluindo os terminais da bateria de outras baterias).
Dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP/BIPAP)
Transporte e utilização de dispositivos CPAP/BIPAP
Não é necessária autorização médica prévia para transportar ou utilizar um dispositivo CPAP/BIPAP a bordo, desde que sejam cumpridas as seguintes condições:
- O dispositivo deve exibir uma etiqueta do fabricante que indique que foi testado para cumprir os requisitos da FAA aplicáveis a dispositivos médicos eletrónicos portáteis ou de outra forma ser acompanhado por uma carta de conformidade com a FAA do fabricante.
- O peso máximo e as dimensões (56 cm x 36 cm x 23 cm) do dispositivo não devem ser superiores aos limites de bagagem de cabine permitidos para que não bloqueie o corredor ou a entrada na fila.
- O dispositivo deve ser utilizado apenas num lugar que não restrinja uma saída de emergência ou normal, ou o acesso ao(s) corredor(es) no compartimento da cabine.
- O utilizador não está autorizado a sentar-se num lugar na fila de saída de emergência.
- São permitidos dispositivos alimentados por bateria ou elétricos
- Os dispositivos elétricos podem ser ligados a uma fonte de alimentação no lugar, disponível apenas em aviões selecionados
- Uma fonte de alimentação no lugar não está disponível em todos os aviões A320, A321 e A350, aviões B787 selecionadas e no quarto The Residence no A380
Em aviões com uma fonte de alimentação no lugar, é importante ter em conta:
- não está disponível energia enquanto o avião estiver no solo;
- pode não estar disponível energia durante o voo devido a circunstâncias imprevistas;
- a potência nominal elétrica pode variar em diferentes aviões e a saída média é de 100-120 VCA/55-65 Hz;
- os visitantes devem garantir que têm os adaptadores de corrente necessários para usar a energia no lugar.
- Se utilizar dispositivos alimentados por bateria, deve cumprir os requisitos da bateria abaixo.
O nosso pessoal de check-in irá garantir que o dispositivo está em conformidade com estas condições.
Respiradores e ventiladores
É necessária autorização médica prévia através do sistema MEDIF para viajar com um respirador ou ventilador.
Caso pretenda utilizar o dispositivo a bordo, deve notificar-nos, pelo menos, 72 horas antes do seu voo.
Se precisar de utilizar um ventilador, normalmente será acompanhado por um médico ou enfermeiro experiente. A adequação de um acompanhante enfermeiro ou médico será avaliada pelo Centro Médico da Etihad Airways, com base nos relatórios médicos fornecidos.
Também deve apresentar um atestado médico, assinado por um médico credenciado, no check-in, pelo menos uma hora antes do seu voo.
O atestado médico deve indicar:
- Se o utilizador do dispositivo tem a capacidade física e cognitiva de ver, ouvir e compreender os avisos e precauções visuais e audíveis do dispositivo e é capaz, sem assistência, de tomar as medidas adequadas em resposta a esses avisos e precauções.
- Se a utilização de oxigénio é ou não clinicamente necessária durante a totalidade ou parte da viagem.
- Especifica o caudal máximo de oxigénio (correspondente à pressão na cabine do avião em condições normais de funcionamento).
Transporte e utilização de respiradores e ventiladores
Os respiradores e ventiladores podem ser transportados e utilizados a bordo nas seguintes condições:
- Foi obtida autorização médica prévia através do sistema MEDIF.
- O ventilador, respirador ou o(s) dispositivo(s) de pressão positiva contínua das vias aéreas em particular devem ser rotulados pelo fabricante para refletir que foram testados quanto ao cumprimento dos requisitos aplicáveis da Autoridade Federal de Aviação (FAA)/Departamento de Transportes dos Estados Unidos para dispositivos médicos eletrónicos portáteis.
- O dispositivo cumpre o peso máximo e as dimensões (comprimento, largura, altura) de qualquer dispositivo a ser usado por uma pessoa que possa ser acomodado na cabine do avião; debaixo do lugar, no compartimento superior ou protegido contra movimentos laterais e/ou verticais.
- O dispositivo só deve ser utilizado num lugar onde o assento não restrinja o acesso de qualquer visitante, ou a qualquer saída de emergência ou normal, ou a corredor(es) no compartimento da cabine.
- O utilizador não está autorizado a sentar-se num lugar na fila de saída de emergência.
- O utilizador transporta um número adequado de baterias, incluindo peças sobresselentes, para alimentar o dispositivo, que são embaladas de acordo com os regulamentos de segurança aplicáveis.
Dispositivos de diálise portáteis
Os dispositivos portáteis de diálise são permitidos como bagagem de cabine ou de porão, desde que cumpram todos os regulamentos de segurança. O dispositivo deve estar dentro das nossas dimensões máximas de cabine para ser transportado como bagagem de cabine. Se o dispositivo não cumprir os regulamentos exigidos para ser transportado a bordo, deve ser transportado como bagagem de porão sem custos adicionais.
O dispositivo não deve ser usado em nenhum momento durante o voo. Tem de estar devidamente desligado (não no modo de suspensão ou hibernação) e protegido contra danos.
Casas de banho acessíveis
Os nossos aviões A380, B787, B777, A350 estão equipados com casas de banho acessíveis.
Também estão disponíveis cadeiras de rodas a bordo em todos os voos (exceto no avião A320Neo) para ajudar os visitantes que não podem caminhar a deslocar-se de e para as casas de banho do avião. A nossa tripulação de cabine não pode ajudar os visitantes a usar as casas de banho.
Viajar com a sua própria cadeira de rodas
Pode trazer a sua própria cadeira de rodas gratuitamente, para além do seu limite de bagagem de porão. A altura da cadeira de rodas não deve exceder os 120 cm. Algumas cadeiras de rodas e auxiliares de mobilidade alimentados por bateria requerem aprovação prévia. Saiba mais abaixo ou contacte-nos.
Cadeiras de rodas elétricas e requisitos de baterias
Os dispositivos médicos alimentados por bateria de lítio com uma classificação de watts entre 100 Wh – 160 Wh, ou com um conteúdo de metal de lítio entre 2 g – 8 g, exigem aprovação prévia. Ligue-nos pelo menos 48 horas antes do seu voo.
Se aprovado, pode transportar um máximo de duas baterias sobresselentes.
Para todos os outros dispositivos médicos alimentados por bateria, tem de ter bateria suficiente para alimentar o dispositivo durante 1,5 vezes a duração do voo. Isto inclui baterias de lítio com uma classificação Wh de até 100 Wh, ou com um conteúdo de lítio metálico até 2 g.
As baterias sobresselentes devem ser transportadas apenas na sua mala de cabine. Devem ser embaladas individualmente e protegidas contra danos, com todos os terminais isolados.
Se transportar um dispositivo médico alimentado a bateria a bordo, mas não pretender utilizá-lo durante o voo, ou se transportar o dispositivo na sua bagagem de porão, o dispositivo deve ser devidamente desligado (não no modo de suspensão ou hibernação) e protegido contra danos ou ativação não intencional.
Baterias de iões de lítio
- As baterias devem ser testadas e certificadas pela ONU
- A bateria deve ser fixada de forma segura com os circuitos elétricos isolados ou retirados, de acordo com as instruções do fabricante.
- Se a bateria for retirada, deve ser colocada numa bolsa de proteção e transportada na bagagem de cabine — a bateria removida não deve exceder 300 watt-hora.
- Uma bateria sobresselente, que não exceda 300 watts-hora, ou duas baterias sobresselentes, que não excedam 160 watts-hora cada, podem ser transportadas na bagagem de cabine
Baterias derramáveis
Se a cadeira de rodas ou o auxiliar de mobilidade for alimentado por uma bateria derramável, esta pode permanecer firmemente fixada à cadeira de rodas se todos os circuitos elétricos estiverem isolados. Também temos de ser capazes de carregar, arrumar, fixar e descarregar o auxiliar sempre na posição vertical. Isso pode depender do tipo de avião.
Todos os aviões da Etihad Airways que operam de e para os EUA têm um espaço prioritário na cabine para a arrumação de uma cadeira de rodas dobrável. Este espaço está disponível por ordem de chegada.
Todas as outras baterias
As baterias podem permanecer firmemente fixadas à cadeira de rodas, com todos os circuitos elétricos isolados.
Se a cadeira de rodas for concebida com uma bateria amovível, pode retirar a bateria, acondicioná-la numa embalagem rígida e resistente, e transportá-la como bagagem de porão.
É permitido transportar uma bateria de reserva líquida e não derramável ou duas baterias de hidreto de níquel-metal ou baterias secas, acondicionadas de forma segura numa embalagem forte e rígida e transportadas apenas como bagagem de porão.
Outros auxiliares de mobilidade
São permitidos a bordo auxiliares de mobilidade, como bengalas, muletas e andarilhos dobráveis, e dispositivos de assistência. Pode transportar gratuitamente auxiliares de mobilidade, bem como qualquer equipamento médico, para além do seu limite de bagagem de porão ou de cabine. Os dispositivos não devem ter mais de 81 cm e devem ser guardados de forma segura antes da descolagem e da aterragem. Os auxiliares de mobilidade que excedam os 33 cm x 91 cm x 106 cm podem ser despachados gratuitamente como bagagem de porão, para além do seu limite de bagagem normal.
Os dispositivos de assistência devem cumprir todos os regulamentos de segurança.
Armazenar cadeiras de rodas e auxiliares de mobilidade
Se estiver a viajar em qualquer um dos nossos aviões de corpo largo, pode guardar a sua cadeira de rodas manual, auxiliar de mobilidade ou outro dispositivo de assistência a bordo.
O armazenamento está disponível por ordem de chegada para artigos até 33 cm x 91 cm x 106 cm. As cadeiras de rodas elétricas devem ser operadas com pilhas secas. Se sua cadeira de rodas não couber na cabine, será aceite como bagagem de porão. Saiba em que tipo de avião podemos aceitar a sua cadeira de rodas, dependendo do seu tamanho aqui.
Outros auxiliares de mobilidade, como bengalas, muletas e andarilhos dobráveis, podem ser armazenados nos compartimentos superiores.
Devido ao peso ou tamanho, pode haver circunstâncias em que o dispositivo não seja aceite a bordo.
Transportar a sua cadeira de rodas ou auxiliar de mobilidade como bagagem de porão
Pode optar por colocar a sua cadeira de rodas no porão gratuitamente, para além do seu limite de bagagem de porão. No check-in, etiquetaremos a sua cadeira de rodas e, em seguida, poderá optar por recebê-la à porta do avião ou recolhê-la no tapete de bagagem quando aterrar.
No aeroporto, pode usar a sua cadeira de rodas até à porta de embarque. Iremos então ajudá-lo a chegar ao seu lugar numa cadeira de rodas do aeroporto ou de cabine.
Durante as primeiras 28 semanas de gravidez, não precisa de atestado médico para voar, embora seja sempre recomendável falar com o seu médico para obter aconselhamento antes de viajar.
Quando chegar às 29 semanas, vai precisar de um atestado médico para voar, o qual terá de apresentar no check-in no aeroporto.
Se a sua gravidez for complicada com uma condição que acrescente risco adicional, certifique-se de que preenche um formulário MEDIF.
Pode viajar até às 37 semanas de gravidez, ou 33 semanas, se for uma gravidez múltipla.
Recomendamos que não voe durante pelo menos sete dias após o parto, embora seja sempre importante falar com o seu médico antes de se comprometer com planos de viagem.
Se o bebé tiver nascido prematuramente ou se tiver havido complicações, tem de enviar um formulário MEDIF e um relatório médico.
Se viajar para os EUA ou Canadá, pode despachar duas malas com o seguinte peso:
- *23 kg cada em Economy
- *32 kg cada em Business, First e The Residence
O peso das duas malas não pode ser combinado.
Para todos os outros destinos, pode fazer o check-in do número de malas que quiser, desde que o peso total esteja dentro do limite de bagagem e que cada mala individual não exceda os 32 kg.
Utilize a nossa calculadora de bagagem ou introduza os dados do seu voo em etihad.com/manage para saber qual o limite de bagagem de porão do seu voo.
Nem sempre. Pode ter de recolher a sua bagagem e voltar a fazer o check-in, dependendo da rota e do país através do qual está a viajar. O seu agente pode confirmar quando fizer o check-in no aeroporto.
Para todos os voos para os EUA, se estiver a viajar a partir de Abu Dhabi, irá passar previamente pela alfândega dos EUA e as suas malas serão etiquetadas para o seu destino final. Não é necessário recolher a sua bagagem para voltar a fazer o check-in. No entanto, se não estiver a viajar via Abu Dhabi, terá de recolher a sua bagagem e realizar todas as formalidades de imigração quando aterrar nos EUA. Isto aplica-se mesmo que as suas malas tenham sido etiquetadas para o seu destino final.
A tarifa Basic não tem nenhum limite de bagagem de porão. Se for membro Etihad Guest, não se aplicarão benefícios de inexistência de limite de bagagem de porão.
Se a sua bagagem de cabine exceder os limites de peso ou de dimensões, ser-lhe-á pedido que despache a bagagem. Serão aplicadas taxas de excesso de bagagem.
Pode sempre adicionar bagagem de porão em “Gerir a sua reserva”, se necessário, e poupará até 65% se reservar as malas adicionais online até 30 horas antes do voo.
Se tiver uma condição de saúde ou necessidades dietéticas, pode solicitar uma refeição especial em etihad.com/manage. As opções de refeições especiais são limitadas em voos com menos de duas horas e 50 minutos.
Tenha em atenção que, embora façamos o nosso melhor para satisfazer as necessidades dietéticas, não podemos garantir um ambiente a bordo isento de frutos secos.
A forma mais fácil de solicitar assistência especial é visitar Gerir a sua reserva. Introduza os dados do seu voo e selecione a assistência que necessita. Em alternativa, pode contactar-nos para discutir o seu pedido. Certifique-se de que solicita assistência pelo menos 48 horas antes do seu voo.
Orgulhamo-nos de providenciar um leque de serviços para passageiros com mobilidade reduzida, incluindo assistência para cadeira de rodas no aeroporto, ajuda para embarque e desembarque e apoio a bordo. Também pode viajar com o seu próprio assistente de mobilidade pessoal, sujeito a alguns requisitos.
Um voo codeshare é simplesmente uma parceria entre companhias aéreas. Permite-lhe reservar com uma companhia aérea, mas voar num avião de outra companhia aérea, dando-lhe acesso a ainda mais destinos em todo o mundo.
A Etihad Airways tem acordos de codeshare com as principais companhias aéreas em todo o mundo, o que significa que a nossa rede alargada abrange mais de 350 destinos em todo o mundo. Desde passeios a ilhas a pausas em cidades de ritmo acelerado, onde quer que queira ir, é provável que consigamos levá-lo até lá com os nossos parceiros de confiança.
Pode reservar através de etihad.com ou no site da companhia aérea parceira pesquisando o destino e selecionando os voos de codeshare disponíveis.
Qualquer pessoa com idade igual ou superior a dois anos pode aderir ao Etihad Guest. Se for uma empresa ou organização interessada em aderir ao nosso programa, visite BusinessConnect.
O registo é rápido e simples. Torne-se membro Etihad Guest hoje para desfrutar de recompensas e benefícios exclusivos, incluindo acesso gratuito ao nosso pacote Wi-Fi Chat ao longo dos seus voos. Aqui estão três formas simples de efetuar o registo:
- Preencha um breve formulário e adira online.
- Adira ao reservar o seu voo.
- Assim que estiver a bordo, ligue o seu dispositivo ao Wi-Fi e preencha o breve formulário para se inscrever.
Para garantir que a sua palavra-passe é segura, deve incluir:
- Um mínimo de oito caracteres
- Pelo menos uma letra maiúscula
- Pelo menos uma letra minúscula
- Pelo menos um valor numérico
- Um caractere especial
Que países exigem a vacina contra a febre amarela?
Para obter uma lista atualizada de países onde é exigida a vacinação contra a febre amarela, fale connosco ou consulte a Organização Mundial de Saúde (opens in a new tab)
Depende das regras do país para onde vai viajar. Contacte a Embaixada ou Consulado mais próximo para mais informações ou visite o Centro de Viagens IATA(opens in a new tab)
Posso usar um cartão de embarque digital em todos os aeroportos?
Os cartões de embarque digitais são aceites na maioria dos nossos aeroportos em todo o mundo, excluindo-se os seguintes destinos:
* Al-Ain
* Pequim
* Beirute
* Cairo
* Casablanca
* Chennai
* Doha
* Islamabad
* Carachi
* Cochim
* Calcutá
* Kuwait
* Lahore
* Male
* Manila
* Moscovo
* Mumbai
* Nagoia
* Nova Deli
* Osaca
* São Petersburgo
* Ilhas Seicheles
* Xangai
* Singapura
Para uma flexibilidade ainda maior, pode reservar um tipo de tarifa diferente para cada parte da sua viagem. Isto significa que pode optar por pagar extras quando necessitar deles e poupar dinheiro quando não precisa.
Se necessitar de alterar ou cancelar os seus voos, serão aplicadas as regras mais restritivas para toda a sua viagem.
Encontrará todas esta informação na confirmação da sua reserva, mas a forma mais fácil de verificar o seu tipo de bilhete e o que está incluído é introduzir os detalhes do seu voo em etihad.com/manage.
A forma mais rápida e fácil de fazer alterações à sua reserva é através de Gerir a sua reserva. Também pode ligar para o nosso Centro de Contacto 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou falar com um agente num escritório perto de si. Lembre-se que se o seu voo partir dentro de quatro horas, não poderá cancelar ou alterar a sua reserva.
Sim, a forma mais rápida e fácil de fazer alterações à sua reserva é visitar Gerir a sua reserva. As alterações que pode fazer online dependerão do tipo de bilhete que comprou e se está a voar com a Etihad Airways ou com uma das nossas companhias aéreas parceiras. Pode atualizar os dados do seu passaporte, as informações de contacto e o número Etihad Guest online para todas as reservas, embora não possa alterar o nome de um visitante online.
Mensagem direta
Envie-nos uma mensagem direta através dos nossos canais das redes sociais e responderemos em breve